Imperdoável
Os ataques a edifícios públicos e símbolos da democracia brasileira não podem ser relativizados nem ficar impunes. As lideranças, financiadores ou simples massa de manobra inspirada por um confuso espírito cívico e revolucionário, histérico e fora de época devem ser punidos de modo firme e rápido, tanto pela privação de liberdade pelos crimes praticados como pela indenização que afete os respectivos patrimônios e minimamente recomponha os prejuízos causados.
Como advogado, tenho sentimentos difíceis de explicar ao ser confrontado com a depredação do plenário do STF, meu ambiente de trabalho, onde compareci solene e respeitosamente tantas vezes sem jamais cogitar cena de tamanha barbárie. Talvez um misto de vergonha e luto.
A dimensão sagrada de espaços públicos, a simbologia dos palácios onde estão instalados os poderes da República e repousa a memória nacional materializada por objetos de arte e documentos históricos foram brutalmente vilipendiados, com violência física e moral.
Publicado em: Correio Braziliense, Le Monde e Estado de Minas
https://www.correiobraziliense.com.br/opiniao/2023/01/5065614-artigo-imperdoavel.html
https://www.lemonde.fr/idees/article/2023/01/17/bresil-il-est-necessaire-d-unir-de-reorganiser-et-de-reconstruire-le-pays-apres-quatre-ans-de-saccages_6158233_3232.html
www.em.com.br/app/noticia/opiniao/2023/01/11/interna_opiniao,1443400/imperdoavel